Fluid Systems
Fluid Systems
Fluid Systems
Bombas Mark com motor Weg IR3
bomba submersa

Bomba submersa SQ
Mais do que uma inovação, uma revolução!

Esqueça tudo o que você viu até agora sobre bombas submersas. Bombas pesadas e difíceis de instalar, quadros elétricos incompreensíveis, ruídos e um fornecimento de água não confiável são coisas do passado. A bomba submersa Grundfos SQ veio revolucionar o mercado.

bomba submersa

Bomba submersa de 3"
A SQ foi desenvolvida para entrar em poço de 3", enquanto as outras bombas do mercado tem diâmetro mínimo de 4". Assim é possível diminuir o custo de perfuração do poço, ou ainda instalar a SQ em poços onde uma bomba de 4" não entra mais.

Excelente resitência à abrasão e corrosão
O conjunto girante da bomba é feito em poliamida injetada com fibra de vidro, enquanto a camisa externa e outros componentes são construídos em aço inoxidável AISI 304. Resistência e durabilidade são assinaturas da Grundfos.

Baixo consumo de energia elétrica
O desenho hidráulico foi pensado de forma a oferecer o melhor rendimento possível. E bom rendimento significa baixo consumo de energia elétrica, e o resultado que nos interessa: dinheiro no bolso!

Proteção contra funcionamento a seco
Caso haja algum problema com seu poço e o nível da água baixe expondo a bomba a situações de trabalho a seco, você não precisa se preocupar. A SQ esta dotada de um moderno sistema de proteção que desligará a bomba para que não haja danos ao motor ou à bomba. Caso o nível da água seja restabelecido, a bomba voltará a trabalhar normalmente.

Peso baixíssimo
Aço inox e poliamida compõem todo o conjunto da bomba, garantindo que ela não seja apenas inoxidável mas também tenha um peso baixíssimo.

Proteção contra variação de tensão
O motor Grundfos MS3 é fornecido na versão monofásica 220v...nominalmente. A realidade é que o motor que equipa a bomba Grundfos SQ pode trabalhar com tensões variando entre 150v e 280v. Isso quer dizer que é possível usar a SQ com tensão rural de 254v, por exemplo, ou ainda, em lugares onde a oscilação de tensão é muito comum a SQ irá funcionar sem qualquer necessidade de modificação.

Motor protegido
Problemas como furos na tubulação ou queda muito brusca na tensão pode gerar uma sobrecarga de corrente no motor. Motores convencionais queimam sob estas condições, principalmente por causa do aumento da temperatura em seu interior. Com a SQ é diferente. A bomba para de funcionar caso isso ocorra. E volta a funcionar quando a situação estiver normalizada.

Desta forma tudo que você precisa fazer é colocar a bomba no poço e ligá-la na tomada. Isso mesmo, com a SQ você dispensa quadro elétrico, cabos, sensores, etc, diminuindo o custo da instalação.

Dados técnicos
• Vazão, Q: máx. 10 m³/h
• Altura manométrica, H: máx. 215 m
• Profundidade de instalação: máx. 150 m

Bomba submersa

Ao longo do rio Malária e doenças transmitidas pela água diminuíram consideravelmente entre os índios nas florestas do Brasil desde que os sistemas solares SQFlex foram instalados nas aldeias

SQ Flex traz água para a vida dos índios brasileiros
Ao longo do rio Xingu, ao sul do Amazonas, no coração do Brasil, há um dos maiores e mais remotos habitats para os índios.

A reserva do Xingu localizada ao norte do Mato Grosso, uma área com cerca de 30 mil Km² abriga cerca de 6.000 índios em centenas de aldeias espalhadas pela enorme área florestal. O próprio rio Xingu e seus afluentes unem e dividem os nativos ao mesmo tempo. Todo o transporte dentro da reserva é feito por lotes em pequenos barcos, não há estradas e quase não existem trilhas. A distância entre as aldeias é de aproximadamente 30 km.

Situação
Apesar de tudo isso, o principal problema dos índios é a água. Pouquíssimas aldeias têm poços artesianos, simplesmente porque é um grande desafio transportar equipamentos pesados de perfuração, combustível, etc., para uma floresta a centenas de quilômetros de distância da rodovia mais próxima. Obviamente, também não há eletricidade para acionar as bombas. Algumas aldeias têm gerador, mas o combustível é caro e de difícil obtenção. Os índios coletam água nos rios, o que frequentemente resulta em doenças estomacais e na morte de muitas pessoas, especialmente crianças. Pelo mesmo motivo, a maioria das aldeias ficam perto do leito dos rios, onde mosquitos transmissores de malária são uma ameaça constante.

Bomba submersa

A solução Grundfos
Através da FUNASA, organização brasileira para melhoria das condições de saúde dos índios, foi possível financiar a perfuração de poços e a instalação de 17 sistemas solares SQFlex em aldeias remotas até o momento. Outros 50 sistemas estão em projeto. Fora da reserva Xingu, há várias comunidades menores, mas ainda isoladas, onde outros sete sistemas estão instalados.

Cada sistema fornece cerca de 5.000 litros por dia, portanto há muita água para cada aldeia e seus 100 habitantes, em média. A maioria dos sistemas são instalados pela empresa de engenharia Village Energia Ambiental e seu proprietário, Roberto Lopes. A Village é responsável pelos sistemas durante os dois primeiros anos, enquanto os nativos são treinados para assumir responsabilidade posteriormente com o sistema.

Resultado
Onde os sistemas SQFlex estão instalados, a vida cotidiana dos índios do Xingu mudou drasticamente. Em uma aldeia, uma jovem mãe com seu filho explica: “Todos se sentem muito melhor agora, as doenças praticamente desapareceram, e diminuiu se também a mortalidade infantil. É muito mais fácil conseguir água para beber e cozinhar, também lavamos nossa roupa aqui, então usamos mais água”. Outro impacto em sua vida diária é a possibilidade de cultivar mais lavouras o ano inteiro, não apenas durante a temporada de chuvas. Para a maioria das aldeias, isso criará novas possibilidades de renda com o cultivo de café e a fabricação de mel, por exemplo.

A Grundfos forneceu

• Fácil acesso a água limpa
• Melhores condições de saúde
• Suporte local

Produtos Grundfos utilizados

• 17 SQFlex 2.5-2
• 185 módulos solares
• 17 comutadores E/S e Unidades de controle CU 200

FLUID SYSTEMS AVS LTDA
Av. Ceará, 1.938 • CEP 90240-512 • Porto Alegre • RS
Fones: (51) 3013-2888 • (51) 3013-1653
E-mail: vendas@fsbombas.com.br

Fluid Systems