Fluid Systems
Fluid Systems
Fluid Systems
Bombas Mark com motor Weg IR3

Dispositivo eletrônico de proteção de motores para bombas
UMA UNIDADE PARA TODOS OS MOTORES ELÉTRICOS, DE 3-999 A

MP204

Desenvolvido especialmente para bombas pelos especialistas em bombas da Grundfos, a unidade de proteção de motor MP 204 traz-lhe uma proteção de motor que é tão confiável quanto simples de usar. Na prática, fizemos todas as partes difíceis para você. O resultado é uma unidade que protege sua bomba 24 horas por dia e, além disso, permite-lhe monitorar seu consumo de energia – e nunca perde de vista a funcionalidade de ser amigável ao usuário.

Fácil instalação
Instalar o MP204 é extremamente fácil. Ele pode ser montado por meio de quatro parafusos em qualquer parede ou chapa traseira, ou simplesmente deslizado para o lugar em um trilho de montagem. Com apenas um produto para todas as situações, você não precisa se preocupar em escolher a unidade de proteção de motor correta para sua bomba ou motor. O MP 204 cobre a gama de 3 a 999 ampéres bem como as tensões de 100 a 480 VAC e é facilmente configurado em menos de dois minutos.

Assegura confiabilidade do sistema
O MP 204 protege o motor da bomba contra subtensão, sobretensão e outras variações no fornecimento de energia, assegurando que sua bomba continue seu desempenho estável.  Seus motores de bomba também serão protegidos contra o super aquecimento que acompanha tais variações e reduz o tempo de vida da bomba.

Além da confiabilidade oferecida pela proteção do motor, o MP 204 também age como um dispositivo de monitoramento para consumo de energia, o que significa que você pode tomar medidas para otimização.

Veja como as muitas opções de monitoramento permitem o MP 204 proteger seu sistema:

Sobrecarga / subcarga

Caso a corrente do motor esteja fora dos valores requeridos, o motor irá parar. Protege contra sobrecarga / subcarga, aumenta o tempo de vida e melhora a confiabilidade geral do sistema.

Temperatura

Monitoramento de temperatura significa que o motor pára antes que sobreaqueça e dá-lhe um alerta antecipado quanto a serviço. O transmissor de temperatura TempCon trabalha com as bombas SP e o sensor Pt ou PTC/Chave térmica com outras gamas de bombas.

Operação a seco

Verifica continuamente o consumo de potência do motor e pára a bomba caso a potência caía abaixo de um determinado nível. Isto poderia indicar um problema e prevenir uma avaria total do motor caso o mesmo operasse a seco.

Sobretensão / subtensão

A sobretensão / subtensão é monitorada e caso existam variações no suprimento, possivelmente causadas por longos cabos ou um transformador, estas podem resultar em avaria à bomba. Um alerta antecipado pode dar-lhe a oportunidade de melhorar as condições de operação.

proteção de motores

Resistência de isolamento

Medicação do vazamento de tensão para terra na partida protege contra a falha de terra / resistência à isolação antes da partida. A bomba não dará partida, evitando uma avaria em potencial.

Fator de potência

O fator de potência é um indicativo que a bomba está operando abaixo das ótimas condições. Caso o MP 204 meça uma queda no fator de potência, isso pode ser uma indicação de que a sucção está entupindo ou que o rotor esteja gasto. Uma manutenção preventiva pode ser requerida.

Falta de fase

Com freqüência, a falta de fase é causada por desgaste ou possivelmente uma falha de cabo de energia de rede ou fusível estourado. O MP 204 verifica se todas as fases encontram-se presentes, assegurando que a bomba esteja instalada corretamente, evitando o superaquecimento e possível avaria ao motor.

Sequência de fases

Assegurar que a sequência de fases correta forneça o desempenho máximo. Fases conectadas incorretamente causam a rotação na direção errada o que reduz o desempenho e conduz a um desgaste excessivo.

Outros parâmetros de monitoramento incluem: Distorção harmônica - Capacitor de operação e partida (monofásico) - Horas de operação e número de partidas

Um painel de controle para sua conveniência
A Grundfos colocou tudo junto diretamente em um painel de controle. A chave principal e o painel de LED mostrando o consumo de potência são tudo que você vê na frente. No interior você encontra a unidade MP 204 e as unidades de interfaces de comunicação opcionais, prontas para operar.

Permaneça ligado à distância
Nós acreditamos em protocolos aberto. É por isso que nossa solução MP 204 pode ser conectada a qualquer sistema SCADA, permitindo-lhe acesso remoto à sua bomba em qualquer lugar. Você pode controlar a bomba, alterar as configurações e acessar as informações, tais como o consumo de energia, os alarmes e os dados de operação. As soluções Grundfos podem se comunicar com quase todos os padrões de comunicação disponíveis no mercado.

As conexões podem ser criadas ou via redes com fio ou tecnologia sem fio tais como as redes GPRS/GSM. Caso você escolha WebAcess via o sistema  de Gestão  Remota da Grundfos (GRM), você pode se comunicar com a  internet através de seu computador ou telefones móveis. Um modem / registrador (logger) GPRS é capaz de monitorar até 10 bombas cada uma protegida por um MP 204.

Dados técnicos – MP 204:
• Classe de proteção: IP 20
• Temperatura ambiente: -20°C à 60ºC
• Umidade relativa: 99%
• Faixa de tensão: 100-480 VAC
• Faixa de corrente: 3-999 A
• Freqüência: 47-63 Hz
• Classe de disparo IEC: 1-45
• Classe de disparo Grundfos especial: 0.1-30s
• Variações de tensão: -25% / +15% da tensão nominal
• Aprovações: EM 60947, EM 60335, UL/CSA 508
• Marcação: CE, cUL, C-tick

Veja mais além...
A Grundfos é a líder global dentro da tecnologia de manuseio de água. Nossa paixão é trazer–lhe todos os produtos que você necessita para criar e operar sistemas de bombas que combinam confiabilidade, eficiência – e inovação. Nossos produtos são para uso na infra-estrutura de fornecimento de água e de águas servidas em qualquer escala.

A Grundfos possui uma linha completa de produtos e sistemas para a admissão, tratamento e distribuição de água potável e para o transporte e tratamento de águas servidas. Também oferecemos perícia e insight de indústria que podem aumentar a confiabilidade e reduzir os custos de ciclo de vida para utilidades de água.

As principais áreas de produto incluem:
• Bombas de superfície
• Bombas submersas
• Bombas de esgoto
• Misturadores, dispositivos “flowmakers” & bombas de recirculação
• Elevatórios
• Monitoramento & controle
• Dosagem & desinfecção
• Equipamento de aeração

Nossos produtos são o resultado de décadas de estudos de engenharia. Suportados por uma rede de serviço mundial.

FLUID SYSTEMS AVS LTDA
Av. Ceará, 1.938 • CEP 90240-512 • Porto Alegre • RS
Fones: (51) 3013-2888 • (51) 3013-1653
E-mail: vendas@fsbombas.com.br

Fluid Systems