Fluid Systems
Fluid Systems
Fluid Systems
Bombas Mark com motor Weg IR3
bomba centrifuga bomba centrifuga

O mundo inteiro agora aceita a realidade da mudança climática. É nossa responsabilidade como seres humanos encontrar soluções que beneficiem toda a vida em nosso planeta

Desenvolvimento em energias alternativas como a solar, hidrelétrica, ondas, eólica, biomassa e energia geotérmica são promissoras, mas a nossa capacidade de aproveitar todo o seu potencial como fontes de energia viáveis é provável que seja daqui a muitos anos.

A tecnologia do futuro está muito longe
Nós simplesmente não temos tempo para esperar a introdução de novas soluções de energia sustentável. Nossa população continua a crescer tremendamente, da mesma forma a nossa dependência e consumo de energia elétrica.

É por isso que é crucial encontrar maneiras de reduzir as nossas emissões de CO2 substancial – e imediatamente.

Podemos estabilizar o aumento?
O Painel intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) projeta que se o crescimento econômico continuar sem controle, as temperaturas mundiais vão subir em media de 3-6°C até 2100 em comparação com 1900. De acordo com o IPCC, um aumento de mais de 2°C, será muito mais difícil para que as sociedades e os ecossistemas se adaptem. A fim de estabilizar o aumento a um máximo de 2°C, até 2050, precisamos ter reduzido a nossas emissões de gases de efeito estufa em 85% em relação aos níveis de 2008.

Precisamos desesperadamente de tecnologias que terão um impacto substancial e imediato
Os especialistas concordam: se não aumentarmos a eficiência agora, a chegada de energia limpa pode vir tarde demais

“O sistema climático está mudando mais rápido do que pensávamos uma década atrás. As grandes camadas de gelo polares na Groenlândia e na Antártida estão realmente perdendo gelo mais rápido do que pensávamos que seria, o que significa, o mar está subindo mais rápido. Isso afetará centenas de milhões de pessoas que vivem em torno da orla costeira. É por isso que as tecnologias que podem ser lançadas agora são muito importantes e a eficiência energética é uma das melhores. Economia de energia no ponto de uso é uma boa forma de obter cortes rápidos das emissões.”
Professor Will Steffen, Climate Institute Austrália

População e riqueza têm crescido a um ritmo muito rápido e impulsionado a demanda por energia.
Temos a certeza de que os gases gerados devido ao efeito estufa retêm o calor. Isto leva a um aumento das inundações e intensidades das secas. O que não sabemos é se haverá mais 2 graus de aquecimento ou talvez até 6 graus – o que é bastante perigoso. Se pudermos mantê-lo baixo será mais fácil para a natureza e os sistemas humanos se adaptar. A eficiência energética é a forma mais barata que temos agora para reduzir as emissões de CO2 e melhorar a linha de base.”
Professor Stephen H. Schneider, climatologista da Universidade da Stanford

Algumas soluções são mais populares que outras

bomba centrifuga
Há uma motivação financeira real para mudarmos para maior eficiência. No entanto, nem todas as soluções recebem a mesma publicidade

No passado, produtos eficientes eram em geral uma opção dispendiosa e rara na demanda. Isso mudou hoje, graças a uma maior conscientização e subsídios financeiros introduzidos como incentivos para substituir produtos ineficientes.

Isso resultou que um fluxo de inovações chegasse ao mercado. E a poupança de longo prazo destas inovações permitem agora se superar qualquer diferença no preço de compra inicial.

As soluções que são mais fáceis de entender geralmente recebem mais atenção
Consideremos as lâmpadas economizadoras de energia. Elas são utilizadas e compreendidas por todos e seu impacto é imediato. É por isso que sua adoção tem se mostrado tão bem-sucedida. E agora outras soluções igualmente fáceis estão chegando ao mercado para ajudar a reduzir o consumo de energia com deferentes graus de efeito.

Métodos de economia de energia populares existentes
• Lâmpadas economizadoras de energia podem agora ser usadas em aplicações domésticas e de maior escala
• Uso de termostatos para regular o calor em sistemas de aquecimento
• Desligar a função de standby de aparelhos ou usar meios de poupar energia para contorná-lo
• Geladeiras e freezeres com eficiência energética estão agora disponíveis em todos os lugares
• Técnicas de construção de isolamento melhorada para reduzida de perda de energia
• Uso de ciclos de temperatura mais baixa em máquinas de lavar roupa

bomba centrifuga

Os motores se destacam como sendo a única e maior oportunidade para uma grande economia
NOVA LEGISLAÇÃO IRÁ EM BREVE EXIGIR QUE OS MOTORES DE ALTA EFICIÊNCIA SEJAM OBRIGATÓRIOS

Qualquer iniciativa de economia de energia é boa, algumas simplesmente poupam mais do que outras – e os motores são um caso em questão. Eles respondem atualmente por mais de 30% de toda a energia elétrica consumida. Com mais de 110 milhões deles instalados nos setores profissionais apenas, o potencial de economia monetária e de emissões devido à maior eficiência é enorme.

Em 2011, uma nova legislação da EU entrará em vigor. Ela irá definir padrões rígidos para a eficiência de motores. E, em 2020, levará a uma poupança anual de 135 TWh – o equivalente ao atual consumo de eletricidade anual da Suécia. Isto significará 63 milhões de toneladas menos de emissões de CO2 anualmente.

20% de toda a enegia usada por motores é usada para acionar bombas

bomba centrifugaPara colocar uma bomba em ação você precisa de um motor. Os motores das bombas consomem mais energia do que qualquer outro motor da categoria e, portanto, tem um potencial de poupança de energia enorme. O desfio que enfrentamos é o de conscientizar o mundo da escala deste fato e as oportunidades que ele apresenta.

O motor da foto está acionando uma bomba centrífuga e é projetado e fabricado especificamente para este fim. Se o motor não for potente o suficiente ou tiver potência em excesso, o desempenho será comprometido e significativas quantidades de energia serão desperdiçadas.

bomba centrifuga

A Conservação de Energia é uma prioridade da Grundfos
Na Grundfos, queremos contribuir ativamente para a conservação dos recursos energéticos  no mundo. Fazemos isso, seguindo os nossos próprios princípios ambientalmente responsáveis,  porém ainda mais importante, nós criamos uma tecnologia de impacto real no consumo de energia do mundo.

Há uma lista interminável de aplicações das bombas
As bombas são os verdadeiros heróis ocultos em nosso mundo hoje. Não podemos mover de forma eficiente qualquer líquido de A para B sem elas. Elas ajudam no abastecimento da água que bebemos, no aquecimento e limpeza, e os alimentos que ingerimos. Elas dispersam nossas águas residuais para tratamento e são utilizadas para produzir todos os bens que compramos e serviços dos quais dependemos diariamente. Não surpreendentemente, enormes quantidades de energia elétrica são necessárias para mantê-las funcionando.

Nosso objetivo é fazer com que as bombas se tornem uma prioridade nos ítens das questões energéticas

bomba centrifuga

Soluções de alta qualidade devem desempenhar um papel importante no combate ás alterações climáticas e ajudar o desenvolvimento sustentável em todos os lugares
Na Grundfos, produzimos 16 milhões se unidades anualmente. Sabemos que nossas ações podem ter conseqüências de longo alcance e é por isso que damos tanta ênfase em pensar na frente e agir com responsabilidade para com o mundo ao nosso redor. Tão importante quanto tornar nossos produtos mais eficientes, é minimizar o impacto ambiental de nossos processos de fabricação.

Hoje nossos grupos de produtos principais incluem bombas centrífugas para as indústrias, fornecimento de água e águas residuais, bem como bombas dosadoras. Fabricamos também bombas circuladoras para aquecimento e ar condicionado, com nossas circuladoras de aquecimento representando 50% do mercado mundial.

bomba centrifuga

A melhor tecnologia de bombas oferece possibilidades importantes
Não é apenas em operação que as bombas energeticamente eficientes economizam energia. Elas fazem isso de maneiras menos óbvias e indiretas.

Por exemplo, minimizando a perda de líquido da bomba também reduz a quantidade de energia necessária para compensar essa perda. Os ganhos são simples, mas eficazes; menos água é perdida, menos água precisa ser bombeada, o que significa menos energia sendo consumida. E na Grundfos, vemos um enorme potencial nestas economias indiretas.

Nossas inovações no controle de sistemas de bombas, sensores e materiais desempenham um papel vital em cuidar melhor da água da qual todos dependemos – e que está rapidamente se tornando mais escassa.

A forma de fazer bombas da Grundfos leva a benefícios de longo prazo
Nossas soluções de alta qualidade têm uma vida útil operacional mais longa. Elas demandam menos energia para funcionar, usam menos recursos no processo de produção e quando precisam ser substituídas, convidam um alto nível de reciclagem.

Presença global, influência global
A Grundfos tem mais de 17.000 funcionários em mais de 45 países. Isto nos dá grandes insights de pessoas qualificadas em todo o mundo e nos permite reunir os conhecimentos adquiridos a partir de um mundo de desafios e usá-los para melhorar continuamente a tecnologia do estado das bombas.

Agora é hora dos setores industriais efetuarem a mudança
É um fato simples. As bombas podem criar uma grande economia em edifícios comerciais, aplicações industriais, prédios públicos e serviços públicos de água

Incrivelmente, grande parte da energia que um motor de bomba consome é desperdiçada. Mas a inteligente e avançada tecnologia de motores acabará proporcionando um caminho novo e mais eficiente. Dirigindo o mercado para tais soluções, a Grundfos pode ajudar a minimizar o impacto ambiental e permitir enormes economias financeiras nos edifícios de concessionárias de água, industriais, comerciais e públicos.

Mas para que isso aconteça, deve haver uma clara consciência de que quanto mais cedo é definitivamente melhor do que mais tarde. Ao antecipar alterações legislativas futuras, todo mundo não só estará devidamente preparado, mas também começará a reduzir o consumo de energia e as emissões do efeito estufa muito mais cedo. E uma vez que a velocidade do tempo de retorno tenha sido atingida, não pode haver argumento contra a mudança para tecnologia de motores de alta eficiência.

Edifícios comerciais

Manter as pessoas confortavelmente em edifícios comerciais depende de se ter um bom grau de controle sobre o ar condicionado, aquecimento, abastecimento de água e esgoto – e as bombas são vitais para todas essas aplicações.

Edifícios públicos

Assim como os edifícios comerciais, os edifícios públicos devem oferecer conforto, mas geralmente em uma escala muito maior. Para isso, é essencial incorporar múltiplas soluções de bombas que funcionem de forma eficiente e que também sejam extremamente confiáveis.

Concessionárias de água

As bombas são vitais em cada etapa do ciclo da água: desde o bombeamento de água bruta e tratamento de água potável, até a distribuição de água aos consumidores e indústrias, e remoção e tratamento de esgotos.

Indústria

As bombas são utilizadas em praticamente todos os setores industriais e aplicações, por exemplo, refrigeração e ar condicionado, aquecimento e alimentação de caldeira, abastecimento de água, esgoto, tratamento de água e processamento de alimentos para listar apenas alguns. Para não mencionar a enorme gama de indústrias onde são empregados, por exemplo, alimentos, bebidas, farmacêutica, automotivo, naval, produção industrial em geral e muito outros.

Em um mundo onde a maioria das bombas desperdiça energia desnecessariamente, a tecnologia certa faria uma diferença imediata
O incorreto dimensionamento da bomba e a velocidade estão causando enorme desperdício de energia diária. O fato é que a maioria das bombas instaladas atualmente são maiores do que o necessário. Além disso, a maioria dos motores que acionam as bombas são ineficientes e continuamente executados em sua velocidade máxima, independentemente das reais exigências. Na realidade a maioria dos motores de bomba só precisa executar em sua velocidade máxima de 5% do tempo.

Burocracia muitas vezes é empecilho para o pensamento verde
Aqueles que percebem a importância da substituição de bombas por modelos mais eficientes são freqüentemente confrontados com grandes desafios. Muitas vezes eles devem passar por um longo processo de aprovação em que muitas pessoas terão uma palavra a dizer. E as pessoas com a palavra final sobre o assunto muitas vezes não são conscientes de todos os fatos ou benefícios.

Reduzir o consumo em até 60%
Mas se suporte e conscientização suficientes forem criados, a re-colocação das bombas com o dimensionamento correto da bomba e motores mais eficientes fará uma diferença significativa. Adicionar um conversor de freqüência que oferece variação de velocidade em resposta à carga de trabalho produz uma melhora ainda maior. A variação de velocidade é relevante em mais de dois terços de todas as aplicações industriais e permite a economia de até 60%.

Enfrente o desafio energético agora - Mude para BLUEFLUX da Grundfos

bomba centrifuga

A tecnologia de motores de alta eficiência, projetada especialmente para as aplicações de bombas
Sem precisamente o motor certo, mesmo a melhor bomba não conseguirá operar da melhor forma e desperdiçará energia. É por isso que, como um dos fabricantes lideres mundiais de bombas, desenvolvemos nossa própria gama de soluções de tecnologia de motores especificamente para mover bombas. Projetada para fornecer os níveis mais altos de eficiência e que chamamos de Grundfos Blueflux.

Fixando seu próprio padrão
A tecnologia Blueflux Grundfos representa o melhor da Grundfos em relação a motores de alto rendimento e inversores de freqüência (motores MG, motores MGE e drives CUE). As soluções Grundfos Blueflux atendem ou excedem as exigências legais, tais como o grau Eup IE3. As primeiras soluções Blueflux Grundfos estão disponíveis hoje, e o resto será lançado periodicamente ao longo de 2011. Uma gama completa Blueflux Grundfos estará disponível para uso em conjunto com nossas bombas líderes de mercado em janeiro de 2012.

Uma abordagem integrada para projeto
Os motores e inversores de freqüência Grundfos Blueflux são fabricados para serem usados em conjunto – e ambos são feitos exclusivamente para uso com bombas. Esta abordagem integrada de projeto não só leva à eficiência muito maior, mas também garante maior confiabilidade e um grau muito fino de controle operacional.

Confiável
Cada aspecto de Grundfos Blueflux foi concebido para minimizar a perda de energia, bem como para um excelente desempenho e confiabilidade. Emprega menos energia, tem uma temperatura de operação mais baixa do que as soluções de motor padrão e pode ser executado de forma eficiente através de uma ampla faixa de temperatura.

Uma melhor escolha financeira e ambiental
Em média 85% do custo do ciclo de vida de um sistema de bombeamento normal é energia. Mudar para Grundfos Blueflux pode significar uma redução de até 50% - para não mencionar uma redução significativa no impacto ambiental. E enquanto a Grundfos Blueflux pode inicialmente custar um pouco mais, o período de retorno para esta diferença é geralmente dentro de dois anos. Depois disso é só redução dos custos de energia por todo o tempo!

Para mais informações visite o site:
www.grundfos.com/energy

FLUID SYSTEMS AVS LTDA
Av. Ceará, 1.938 • CEP 90240-512 • Porto Alegre • RS
Fones: (51) 3013-2888 • (51) 3013-1653
E-mail: vendas@fsbombas.com.br

Fluid Systems